quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Estórias do Seu Lunga




Num desses feriados ouvi algumas histórias dum tal de Seu Lunga. Não deu outra. Chegado em casa, fui direto para o “santo Google”. Nem precisei ir muito longe à busca, logo descobrir que Seu Lunga é um personagem tão folclórico que ninguém acredita na sua existência real. Dizem que ele existe. Trata-se do velho, porém, cheio de energia, mais conhecido da cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Mas, se o homem existe por um lado, o mito em torno dele existe por outro e por todo o nordeste surgem as mais originais e engraçadas estórias atribuídas a ele. Tudo por conta da sua personalidade de velho carrancudo, malcriado e estupidamente irônico. Seu Lunga não tem muita paciência com nada. Suas histórias e piadas são engraçadas, mas sem fundamento:

Numa conversa de bar, um coitado foi cair na besteira de dizer, na frente do Seu Lunga, que tinha coragem de viajar de avião, mas, de navio não, porque não sabia nadar. Seu Lunga, no ato, perguntou:
- E você sabe voar???

Na década de 70, seu Lunga chega num bar e fala pro atendente:
- Traz uma bebida e bota o disco de Luiz Gonzaga pra eu ouvir!
- Desculpe seu Lunga, não posso botar música hoje...
- Mas por que??
- Meu avô morreu!
- E ele levou os discos, foi?

Seu Lunga, quando jovem, se apresentou à marinha para a entrevista:
- Você sabe nadar? Pergunta o oficial.
- Sei não senhor.
- Mas se não sabe nadar, como é que quer servir à marinha?
- Quer dizer que se eu fosse pra aeronáutica, tinha que saber voar!Seu Lunga entrando em uma agropecuária:
-Tem veneno pra rato?
-Tem!, Vai levar? - Pergunta o balconista.
-Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!!

Realmente, as histórias e piadas do Seu Lunga são engraçadas e sem fundamentos. Mas de certa forma, me lembra Jesus quando, faltando vinho, a sua mãe vem e lhe disse: Acabou o vinho, e Jesus, no ato, perguntou: Mulher, que tenho eu contigo? (João 2:4)

Jesus também tinha as respostas na ponta da língua. Isso não quer dizer que Ele tinha essa personalidade de velho carrancudo, malcriado e estupidamente irônico. A grande diferença estava no fundamento da resposta. Quando Jesus responde, mulher que tenho eu contigo, ele não estava sendo nenhum pouco carrancudo, malcriado ou estupidamente irônico. Ele estava simplesmente, rompendo publicamente com Maria sua vida de homem comum, declarando não ser o filho de José o carpinteiro, mas o Deus encarnado, totalmente comprometido com os propósitos de Deus Pai. Agora era Ele, Deus Filho, com Ele, Deus Pai. Esse era o fundamento da resposta de Jesus.

Entre seu e Lunga e Jesus é claro que eu fico com Jesus. Suas respostas são claras, objetivas e tem fundamentos. Afinal de contas, mais interessante que a resposta é o fundamento da resposta.

3 comentários:

  1. Muito boa Eliseu...srsrrsrs....vc virou fã dele né...rrsrs

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo..hehehehe
    eu até imagino vc conversando com o Seu Lunga.heheheh
    não imagino quem seria mais engraçado..hauhsuahsua

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu blog mano, nao sabia que tinha nao. Linkei ele lá no meu blog assim fica mais facil cair pra cá.

    Hábraços irmão.

    ResponderExcluir