quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tudo novo de novo

Fiquei sabendo que dificilmente produzirá outra temporada de “Tudo Novo de Novo”. O seriado de Lícia Manzo, sob a proposta de apresentar pela TV a “nova família”, nao empolgou, e com isso, não deu audiencia. Mas também não quer dizer que muda a realidade. A verdade é que ta todo mundo correndo atrás do novo. Véspera de ano novo então, nem se fala. Ta todo mundo sonhando e projetando, mesmo não fazendo muito ou nada para que tudo aconteça.

Vem aí, mais um ano novo de novo. É uma boa hora de folhear as páginas da nossa vida. No Salmo 90:12, o salmista faz exatamente isso. Folhear as paginas da vida é pedir para Deus nos ensinar a contar os nossos dias, para que nosso coração alcance sabedoria. Podemos fazer isso analisando as três perspectivas do tempo: passado, presente e futuro.

Quanto ao passado “Vamos começar colocando um ponto final” nas coisas que para tras ficam (Filpenses 3:13), Vamos lembrar apenas daquilo que nos dar esperança (Lamentaçãoes 3:22), daquilo que acrescenta a nossa Fé. O velho homem não nos pertence mais. Aquele velho jeito de resolver os problemas da família não é o jeito de Deus. Ha um jeito de fazer tudo novo de novo em Deus, diferente do que mostra o seriado. “pelo menos já é um sinal de que tudo na vida tem fim”, os problemas também, e no final da nossa história vamos prestar conta do nosso jeito de resolver os problemas, do nosso uso do tempo. “Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12:13,14).

Quanto ao presente, “vamos acordar” para vida! O sol ainda brilha. Vamos avançar para as coisas que estão adiante, vamos prosseguir para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Folher as paginas da nossa vida na perspectiva do presente, é avaliar quem somos, de onde viemos, onde estamos e para onde vamos (Salmo 126 e Atos 17:22-32). Ja dizia Deepak Chopra que “o passado é história, o futuro é mistério, o presente é uma dádiva e por isso se chama presente”. É no presente que fazemos as escolhas. Precisamos saber que direção tomar nas encruzilhadas da vida (Salmo 143:8). Não vamos nos jogar onde já caímos. E se estivier caído, peça a Deus para te levantar do chão, sacode a poeira e bola pra frente. Não é no passado nem no futuro, mas no presente que devemos investir nossa ação, pois é no presente que podemos modificar as conseqüências do passado e mudar as perspectivas e possibilidades para o futuro.

Quanto ao futuro, sem muito o que falar, faço apena as seguintes perguntas: quais os seus planos para os próximos anos? O que você quer? Quem sabe contar os dias, sabe mudar uma história, sabe mudar um destino, e o melhor de tudo, muda uma eternidade. Repito: não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o futuro.

2010, tudo novo de novo pra você!

2 comentários: