segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Seminário de Evangelização: Desafios e links com o coração dessa geração

Parto do princípio de que devemos SABER o exercício contínuo de olhar para a palavra de Deus, ouvir o mundo e discerni os valores, SENTIR-NOS encorajado ao olhar para a palavra de Deus e perceber o quanto ela continua atual e relevante para nossa geração e FAZER dispor o nosso coração pra que sejamos sensibilizado ouvir a voz do Espírito Santo (escrituras) e os clamores dessa geração a fim de respondê-la.

“Esta sensação de que o cristianismo é uma coisa distante, obsoleta e irrelevante existe em todo o lugar. O mundo mudou tao drasticamente desde o dia de Jesus! E continua mudando com rapidez ainda mais assustadora. As pessoas rejeitam o evangelho, não necessariamente por considerá-lo falso, mas porque ele ja nao faz mais sentido para elas” (John Stott).

Como podemos mudar isso? Diante do pressuposto, precisamos ser mais criativos na comunicação do Evangelho de Cristo, e comunicar com clareza a sua mensagem. Para comunicar com clareza, a criatividade será nossa grande aliada! Como assim? Temos inúmeros exemplos do caráter de Deus como Criador (Gênesis 1 e 2, Colossenses 1:16, Apocalipse 4:11), de Cristo como um comunicador criativo (João 3,4 e 6) e Paulo (Atos 17:16-31). Baseado nos exemplos do Mestre e de Paulo, estaremos aqui apontando algumas características da criatividade como aspecto chave para uma boa comunicação.

Ser criativo é...

Conhecer o que é interessante para o outro (Atos 17:22)
A criatividade nos proporciona o direito de ser ouvido. Foi exatamente o que Paulo experimentou ao chegar em Atenas. Paulo consegue fazer uma ponte entre a filosofia, os poetas contemporâneos, a religiosidade e a curiosidade dos atenienses e a mensagem de Jesus Cristo.

Considerar várias possibilidades (I Coríntios 9:22 )
Existem inúmeras possibilidades. Não confunde o não dá com o não certo. Para isso precisamos conhecer o contexto, as pessoas e alcançá-las com a maneira adequada. Nem sempre o que é legal num determinado lugar, é legal em outro lugar. Paulo fez de tudo. Se uma maneira não deu certo, uma outra maneira pode funcionar. Idéias práticas: Folhetos, orações, humor, visitas, filmes, músicas. Etc.

Partir do conhecido e fazer ponte com o novo (Atos 17:28)
Novamente a idéia de escutar os compositores. Ao escutar uma canção, você vai entrar em sintonia com a alma dos compositores, podendo também, respondê-los com uma música de um compositor que tem experiências com Jesus Cristo. Esta seria outra maneira de escutar o mundo, escutar o Espírito, ou de olhar para a Palavra de Deus, ouvir o mundo e discerni os valores dessa geração a fim de respondê-la. Geralmente suas músicas sintetizam suas experiências, seus sentimentos, suas vontades, dores, etc.

Por exemplo:

Comida
Titãs
Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

A gente não quer só comida

A gente quer comidaDiversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saídaPara qualquer parte...

Resposta para pessoas como Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto

Muito Mais
Composição: João Alexandre Silveira

Muito mais do que ver é preciso viver
Muito mais do que ouvir é preciso sentir
Demonstrar o amor é fazer como Deus
Que desceu lá do céu e entre nós se envolveu.

Muito mais que viver é preciso se dar

Muito mais que sentir é preciso lutar
Repartir o pão, estender a mão
Transformando a fé numa grande missão.

Fome de luz, fome de pão
Fome de amor, fome de paz
Todo homem sem Deus não tem vez nem razão
É um escravo da fome a mais.

Conhecer mais de um sentido - visão, audição, tato (Atos 21:11)
A comunicação pode ser visualizada de várias maneiras. Ágabo pegou o cinto de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. Tenho usado truques que além de visualizar a comunicação, facilita a compreensão do ouvinte e conquisto o direito de ser escutado.

Ser simples e direto (Atos 17:24-31)
O método é para facilitar a comunicação e não para complicar. As pessoas precisam entender o que estamos falando e mostrando. Não apresentando como regra, mas como dicas, eu penso que o evangelismo deve ser simples e direto. E não é evangelismo se não falamos quem somos, de onde viemos, o que Deus fez por nós, para onde vamos.

Não perder de vista a mensagem (Atos 8:30-35; 20:21,21)
Estou falando que os métodos mudam, mas a mensagem não. O método jamais pode substituir a mensagem. Tenhamos sempre em mente que o método é apenas para nos dá o direito de ser ouvido, visualizar a comunicação e facilitar a compreensão dos ouvintes.

Usei muitas palavras para dizer uma coisa muito simples: Os métodos são relativos, mas os princípios são absolutos. Os métodos podem mudar conforme o tempo, o local e as circunstâncias, mas os princípios não mudam nunca. Os princípios são inquestionáveis e permanentes.

Um comentário:

  1. Eliseu... Eliseu!!! "bate a cara aqui!" Parabéns pelo espaço...finalmente fez algo útil rsrrs, brincadeira. Beijinhos, se cuida.
    Arqª Gisele :D

    ResponderExcluir