segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Folheando as páginas da nossa vida


Durante esse trajeto de Brasília à Teresina, tive a oportunidade de refletir bastante sobre o trajeto de uma vida... a canção do Salmo 126 me ajudou muito. São seis versículos, cada um mais lindo do que o outro. Desde 2009 tenho desenvolvido uma série de mensagens dentro desse texto. Não é por acaso que tenho todos os versículos na minha memória. Realmente é uma excelente canção para nos ajudar a folhear as paginas da nossa visa. Para facilitar a compreensão do texto, vou dividir em três blocos. Vem comigo!

1. No primeiro bloco, os verbos são conjugados no passado. Por exemplo: Quando o Senhor "restaurou" a nossa sorte... "estávamos" como os que sonham... então a nossa boca "encheu-se" de risos... "se dizia": O Senhor "fez" coisas grandiosas por este povo". Esses verbos são expressões de quem viveu experiências com Deus e aprendeu trazer à memória aquilo que traz esperança... aprendemos muito com nossas experiências, nossas histórias, com nossos erros e acertos... Quando olho para o meu passado vejo o quanto Deus fez por mim.

2. No segundo bloco, os verbos são conjugados no presente..."estamos alegres"... e "restaura-nos". São expressões de quem olhou para o passado, trouxe á memória aquilo que dá esperança e de quem sabe que, o mesmo Deus que o libertou no passado pode libertar no presente. São expressões de quem aprendeu a confiar em Deus com as experiências do passado. Quanto a mim, aprendo que, nas encruzilhadas da vida hoje posso contar com o mesmo Deus que atuou no passado. Estou alegre, pois o estou certo de que Deus continua o mesmo...
3. No terceiro e último bloco, os verbos são conjugados no futuro. "Com cantos de alegria colherão" e "voltará com cantos de alegria". Folhear as páginas de a nossa vida é olhar para o passado, trazer à memória aquilo que dá esperança, é olhar para o presente e buscar a direção de Deus diante das encruzilhadas da vida. Essa habilidade de folhear as páginas da nossa vida nos ensina acreditar que aquele que começou a boa obra em nossas vidas é fiel para completar. Com alegria colheremos!

Eliseu


Nenhum comentário:

Postar um comentário